Apis Flora

Qualidade real para sua vida

Atitudes
Sustentáveis

A Apis Flora conduz seus negócios baseado em valores éticos de respeito aos seres humanos e ao meio ambiente.
São os seus compromissos:
Promover a ética na condução dos negócios e o respeito a valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direito do trabalho, meio ambiente e o combate à corrupção.
Ter uma atuação contra qualquer tipo de discriminação e a favor de instrumentos que assegurem a igualdade de direitos e oportunidades a todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, comprometida com a sustentabilidade do planeta.
Conduzir suas atividades visando à sustentabilidade, com uma visão abrangente e integrada, que equilibra a viabilidade econômico-financeira com o respeito pelo meio ambiente e a construção de relacionamentos mais justos e responsáveis com a sociedade.

Fornecedores

Nossos fornecedores são parte fundamental da nossa rede de negócios. São pessoas e instituições, com características e portes diversos, que compartilham nossos princípios e objetivos e a nossa disposição de investir no desenvolvimento sustentável.

Mais do que apenas provedores de equipamentos, insumos, produtos e serviços, queremos que nossos fornecedores sejam parceiros nas práticas empresariais sustentáveis. Com eles, buscamos construir relações de confiança, baseadas no respeito mútuo, na transparência e na equidade, para atender aos interesses de ambas as partes.

Preservamos a confidencialidade do ambiente de negócios, em relação às informações que nos são confiadas, à propriedade intelectual, à prestação de serviços, às propostas que nos são submetidas e às amostras de insumos e produtos enviadas para análise e avaliação.

Buscamos criar um ambiente de aprendizado mútuo, estimulante e desafiador, que nos leve ao desenvolvimento conjunto de soluções que aumentem a competitividade de nossos produtos e serviços e maximizem resultados econômicos, sociais e ambientais.

Nossas políticas de seleção e avaliação de fornecedores, de concorrência e de formação e negociação de preços são claras e objetivas e devem ser conhecidas por todos os envolvidos. Valorizamos aqueles que apresentam padrões de excelência e procuramos dar oportunidade para todos os que atendam aos nossos critérios.

Para que um novo fornecedor seja cadastrado na Apis Flora, faz-se necessária a realização de uma qualificação in loco. Trata-se de uma visita de nosso Departamento da Qualidade que avaliará não somente as boas práticas produtivas, mas também as condições de trabalho dos funcionários, níveis de segurança, práticas ambientais, dentre outros.

Consumidores

O consumidor consciente tem papel fundamental no processo de preservação da natureza e no bem-estar da sociedade, em suas escolhas cotidianas, no consumo responsável dos recursos naturais e ao optar por produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis.

A Apis Flora tem um atendimento diferenciado aos consumidores e clientes, desde a sua fundação, há mais de 30 anos, muito antes de essa prática ser uma exigência do código de Defesa do Consumidor, criado em 1990.

Para atender aos consumidores de forma mais eficiente, a Apis Flora tem uma equipe técnica especializada para o atendimento do SAC, via telefone ou internet. Os clientes são prontamente atendidos e as informações colhidas pelo SAC resultam em ações para a melhoria contínua do atendimento.

Periodicamente, a Apis Flora realiza pesquisas de satisfação dos nossos consumidores, clientes e profissionais da área de saúde, os quais avaliam nossos produtos quanto à qualidade, eficácia, embalagens e outros itens.

Mais que uma ferramenta para melhoria continua da qualidade, as pesquisas promovem a diversidade de opiniões e a liberdade do consumidor em se manifestar sobre o que deseja consumir.

Respeito ao consumidor é um dos mais importantes valores da Apis Flora, desde o desenvolvimento do produto até a entrega dos mesmos nos pontos de venda. A empresa acredita que respeitar é oferecer produtos e serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar das pessoas e o cuidado com meio ambiente.

Colaboradores

A Apis Flora oferece a seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento contínuo preparando-os para os desafios futuros e expansão das atividades da empresa, bem como o seu aprimoramento pessoal e profissional. Oferece, ainda, vários benefícios, tais como assistência médica e odontológica a todos, bem como café da manhã, refeições e lanches durante o expediente.

A Apis Flora promove de forma contínua a formação tecnológica e humana de seus colaboradores, fornecendo bolsas de estudos integral ou parcial para os interessados, sem qualquer reembolso. A empresa, durante a sua existência, já formou vários colaboradores com curso superior, pós-graduação, cursos técnicos, cursos de especialização e outros. Anualmente os colaboradores participam de cursos, encontros técnicos e congressos. Na empresa também são ministrados cursos e encontros educativos, que orientam os colaboradores sobre assuntos relevantes que interessam à empresa e ao desenvolvimento pessoal.

A Apis Flora, por meio de reuniões periódicas, estimula a participação de todos os colaboradores, em conjunto com os gerentes e diretores, na gestão da empresa. Todos podem expor livremente suas propostas e solicitações, sobre quaisquer assuntos, priorizando, no entanto, o sistema produtivo e qualidade da empresa.

As apresentações de propostas ainda são incentivadas com o programa “Idéia Premiada”. Trata-se de sugestões e melhorias apresentadas pelos colaboradores que, se implementadas, tem seus autores premiados com divulgação ampla na empresa.

Como parte da integração entre as famílias dos colaboradores e a empresa, periodicamente ocorrem reuniões festivas, práticas culturais e esportivas.

Sociedade

A Apis Flora tem direcionado recursos para diversas entidades da sociedade civil, para promover ações culturais, educativas, esportivas e de conservação da natureza.
Incentiva, ainda, os seus colaboradores à prática do voluntariado, onde atuam como um instrumento de transformação da comunidade.

Apoios concedidos

  • Fundação Abrinq
  • Projeto esportivo e educacional “Bola Viva” - crianças e adolescentes carentes
  • Programa esportivo “Bom de Bola Bom de Nota” - crianças de Escola Públicas
  • APAE-Associação de Amigos dos Excepcionais; Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto
  • Creche Casa “A Família”, que acolhe crianças abandonadas
  • Centro de Qualificação Profissional de Ribeirão Preto-Curso profissionalizante para Jovens - Projeto “Cozinha da Cidade” – formação profissionalizante de jovens na área de culinária
  • Associação Ribeirãopretana de Natação – Projeto “Educanatação” para crianças e jovens da rede pública de ensino
  • Carib - Centro de Abrigo e Apoio à Adoção de Ribeirão Preto - abrigo para crianças vitimizadas
  • Projeto de Educação Ambiental “Ribeirão Verde” – crianças e jovens da Escola Pública.

Prêmios recebidos na área social

  • Empresa Amiga do Meio Ambiente
  • Empresa Amiga do Ribeirão Verde
  • Empresa Amiga do Corassol
  • Prêmio Amanhecer de Responsabilidade Social
  • Empresa Apoiadora Socioambiental de Ribeirão Preto.

Meio Ambiente

Recursos Hídricos:

A empresa aperfeiçoou a utilização da água por meio de reuso, redução de demandas, melhoria na eficiência dos processos em circuito fechado, que eliminou qualquer efluente.
Foi alcançada uma taxa de recirculação e reutilização de água de 80 por cento e reduzido o consumo em 40 por cento por unidade produzida.

Gestão de resíduos:

O programa de gestão de resíduos da Apis Flora tem por objetivo principal reduzir as sobras geradas por suas operações. O trabalho vai desde a separação dos materiais até a busca de alternativas de reprocessamento para uso dos resíduos em outras cadeias produtivas.
Todos os resíduos sólidos são separados num centro de triagem, sendo que o material reciclável é doado a cooperativas de catadores ou entidades assistenciais. O material orgânico proveniente do processamento de vegetais e outras matérias primas naturais, são encaminhados para compostagem e produção de adubo orgânico.
Nos últimos anos, a empresa reduziu a geração de resíduos em 40 por cento e alcançou a incrível marca de 98 por cento de reaproveitamento de materiais para reciclagem e compostagem.

Combate a poluição:

A empresa Investiu no aprimoramento dos sistemas de controle da poluição e em práticas operacionais e tecnologias que controlam as emissões atmosféricas. Os modernos sistemas de monitoramento garantem a efetividade das medidas e garantem a qualidade do ar em nossas áreas de produção.

Educação ambiental:

As iniciativas de educação ambiental da Apis Flora têm como público-alvo seus colaboradores, fornecedores, escolas e a comunidade. A empresa desenvolve cursos de capacitação, oficinas, eventos, atividades lúdicas e treinamentos com o objetivo de alertar para a importância da consciência ambiental. A partir da educação, busca-se construir um legado positivo na comunidade.