O sistema imunológico é uma barreira do organismo contra as doenças, sendo a sua principal função a proteção contra a invasão de agentes patogênicos que causam as mais diversas enfermidades, seja por prevenção ou defesa direta.
Para que esteja em perfeito funcionamento, o sistema imunológico precisa que a nossa alimentação forneça a ele os nutrientes necessários para garantir as diversas reações bioquímicas feitas por ele e que acontecem quando ingerimos os alimentos – reações essas que dependem de minerais, aminoácidos e vitaminas específicos – e que, se não existirem, enfraquecem as células de defesa do nosso corpo.
Já deu para perceber que alimentação saudável e imunidade andam juntas, né? Inclusive, é possível reforçar a imunidade através da nutrição por meio de uma dieta rica e diversificada que inclua frutas e vegetais, além da ingestão equilibrada de alimentos e nutrientes que sejam fontes de proteínas de boa qualidade, vitaminas, zinco, ferro, selênio, probióticos e ômega 3.
Alimentos in natura x processados e ultraprocessados
Pode parecer óbvio dizer isso, mas se alimentar não é apenas comer qualquer coisa ou alguma coisa. É preciso uma alimentação estratégica para fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e do sistema imune.
E é aqui que entram os alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas ou animais) ou minimamente processados (alimentos in natura submetidos a alterações mínimas, como grãos moídos transformados em farinha, por exemplo), que devem ser a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada.
Com relação aos alimentos processados, embora mantenham a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento do qual são derivados, os ingredientes e processos utilizados na fabricação alteram a composição nutricional de forma desfavorável. Um exemplo disso é a quantidade maior de sal e/ou açúcar que pode ser encontrada nesses alimentos quando comparados aos in natura. É por isso que o consumo dos processados deve acontecer em pequenas quantidades.
Agora, quando falamos em alimentos ultraprocessados, um sinal de alerta deve aparecer, pois eles são aqueles considerados gostosos, mais atrativos e até uma opção para substituir a comida de verdade, como salgadinhos, bolachas recheadas e macarrão instantâneo, por exemplo. No entanto, são alimentos que devem ser evitados sempre que possível, pois são nutricionalmente desbalanceados e, geralmente, promovem o alto consumo de calorias.
Alimentação estratégica
Acreditamos que agora tenha ficado completamente clara a relação entre alimentação saudável e imunidade, certo?
E, se você optar por melhorar seus hábitos alimentares, saiba que a recompensa vai ser grande: um sistema imunológico fortalecido com maior capacidade de combater doenças evitáveis!
Para finalizar, confira a seguir, cinco alimentos que podem ajudar a nutrir seu sistema imune:
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
Com tecnologias exclusivas, produtos visam trazer novas soluções para a rotina de cuidados com a saúde
As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...
Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...