A estação mais colorida do ano começa esse mês, mas, infelizmente, nem tudo são flores. Apesar de ser uma estação marcada por temperaturas mais amenas que as do verão, a primavera provoca alterações nos sistemas pluviométricos e variações nas temperaturas. Sem contar a floração de muitas plantas.
E sabe o que isso significa? Que essas mudanças podem afetar a sua saúde! As características típicas da estação tornam o ar mais propício para gerar crises alérgicas e doenças respiratórias. A seguir, conheça algumas dessas doenças e como você pode se preparar e evitá-las.
Doenças comuns na primavera
Rinite
Inflamação das mucosas da cavidade nasal caracterizada por crises de espirro, coriza, coceira no nariz e obstrução nasal. Na primavera há a presença de mais partículas alérgenas no ar, como pólen, poeira e ácaros.
Dicas de prevenção: mantenha os ambientes limpos e arejados e evite objetos que acumulem poeira, como bichos de pelúcia. E não esqueça de procurar o médico para indicação de medicamentos antialérgicos.
Asma
Doença respiratória que afeta os pulmões e as vias aéreas, caracterizada por sintomas como falta de ar, tosse e dificuldade para respirar. A incidência da doença aumenta na primavera pela maior exposição aos alérgenos – assim como acontece com a rinite – e, também, em função do tempo seco.
Dicas de prevenção: sempre siga o tratamento indicado pelo médico. Evite ambiente poluídos, fumaça de cigarros e mantenha o ambiente umidificado.
Conjuntivite
Inflamação causada nos olhos devido à uma reação do sistema imunológico a algum corpo estranho no organismo, afetando a visão. Os principais sintomas são coceira, inchaço e lacrimejamento ocular.
Dicas de prevenção: mantenha os ambientes limpos e atente- se à limpeza e hidratação dos olhos.
Catapora
Devido ao aumento da temperatura, o vírus da doença se prolifera com maior facilidade, aumentando os casos de infecção e contágio. Os sintomas são mal-estar, febre e manchas vermelhas.
Dicas de prevenção: além de evitar contato com a pessoa infectada, a melhor recomendação é tomar os cuidados para não adquirir a doença e isso se dá se vacinando.
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
Com tecnologias exclusivas, produtos visam trazer novas soluções para a rotina de cuidados com a saúde
As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...
Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...