Do latim, veranum tempus, traduzido livremente como tempo primaveril, hoje começa o verão, a estação que sucede a primavera, caracterizada pelas altas temperaturas e pelo alto volume de chuva.
Marcado pela ocorrência do solstício – fenômeno que acontece em razão da inclinação do eixo do planeta com seu movimento de translação, que promove a diferença de incidência dos raios solares nos diferentes hemisférios do planeta –, a estação apresenta dias mais longos e noites mais curtas.
Devido às suas características, o verão representa, para muitas pessoas, período de férias e idas à praia (ou clube) para se refrescar do calor. Além disso, os dias mais longos são ideias para a realização de atividades ao ar livres, mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde nessa estação.
O que o calor provoca no corpo humano?
Assim como outras condições externas, a temperatura também influencia no nosso bem-estar. E, como o verão é caracterizado pelo maior índice de raios UVA e UVB, o calor vem com força. Além disso, falta de ventilação, roupas muito apertadas e exercícios muito rigorosos em ambientes fechados são fatores que contribuem para o aumento da temperatura corporal.
O corpo tem a capacidade de se resfriar, porém, se a temperatura corporal ultrapassar os 40°C, há uma perda nessa capacidade que pode resultar em alguns problemas: com o aumento da temperatura do corpo, os vasos sanguíneos dilatam, ocasionando uma queda na pressão arterial, fazendo com que o coração seja obrigado a fazer mais esforço para manter o fluxo sanguíneo.
Além disso, para se resfriar, o corpo “transfere” o calor de dentro do organismo para a superfície (pele), processo relacionado à produção de suor que evapora e ajudar a diminuir a temperatura corporal. No entanto, a produção excessiva de suor pode levar à perda de líquido e sais minerais.
A combinação de tais fatores pode causar a exaustão pelo calor, podendo ser um risco ainda maior se a pressão arterial cair muito, pois nesse caso há chances de ataque cardíaco. Por isso, é importante que você se prepare para o verão, a fim de conseguir aproveitar e não colocar sua saúde em risco.
Dicas para aproveitar o verão
Depois de tudo o que já dissemos, você com certeza está pronto(a) para as dicas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo o verão, então, primeiro, vamos às dicas mais básicas:
Com o aumento das temperaturas, nosso corpo tende a transpirar mais para tentar manter a temperatura corporal na medida ideal, logo, é necessário reforçar a ingestão de líquidos para que o organismo funcione direito. Além da água, obviamente, sucos naturais de frutas, água de coco e chás gelados são bem-vindos.
Como mencionamos anteriormente, a incidência de raios solares é maior no verão e, por isso, o protetor solar deve ser seu maior aliado para proteger a pele dos raios ultravioletas – que, além das queimaduras, podem causar câncer de pele.
Praia, piscina, banho de mangueira… Vale tudo para se refrescar nesse calor, só não vale ficar com a roupa de banho molhada por longos períodos, pois a umidade fica em contato com a região genital e torna a área favorável para o desenvolvimento de microrganismos que causam infecções e doenças como a candidíase. Leve sempre uma troca de roupa seca com você para evitar esses problemas.
Além do protetor, sua pele também precisa de hidratante. Muito pelo calor, mas também pela combinação sol + mar e/ou piscina. E se você tem tatuagem, o cuidado deve ser ainda mais atencioso, ok?
Assim como a pele, os olhos também são suscetíveis aos danos causados pelos raios UVB. Sendo assim, não esqueça de utilizar óculos com filtro nas lentes para evitar a exposição direta ao sol.
Aqui vai uma dica para que você se sinta mais confortável no verão: usar roupas leves e mais claras ajudam refletem a luz, diminuindo a absorção da mesma e, consequentemente geram menos calor que roupas escuras, que absorvem muito mais.
Cuide da sua alimentação
Devido à transpiração, no verão perdemos muito líquido, estando sujeitos à perda de nutrientes e sais minerais. Portanto, é preciso fazer escolhas inteligentes na hora de se alimentar, priorizando alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes e verduras.
Além disso, por conta das altas temperaturas, os alimentos costumam estragar mais rápido. Fique atento(a) ao que você come!
Provavelmente sua mãe ou avó já alertaram você sobre as queimaduras causadas pelo limão. Elas acontecem, pois, a fruta possui uma substância que, quando em contato com o sol, torna-se fototóxica, causando manchas e queimaduras na pele. Por isso, após usar o limão, não se esqueça de lavar bem com água e sabão as áreas do corpo que tiveram contato com o sumo.
Muito consumidas durante o verão, as bebidas alcoólicas podem causar desidratação. Elas inibem a ação do hormônio antidiurético, fazendo com que você vá ao banheiro com mais frequência, eliminando água e sais minerais. Uma dica para evitar isso quando for beber é manter um consumo equilibrado, intercalando a bebida alcoólica com água.
Depois dessas dicas você já está preparadíssimo(a) para a estação e é só deixar o calor chegar. Como dizem por aí: Pode vir, verão!
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
Com tecnologias exclusivas, produtos visam trazer novas soluções para a rotina de cuidados com a saúde
As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...
Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...